Para realizar a e marcar este dia tão especial com tudo que o casal deseja, é preciso dedicação, planejamento e antecedência.
Uma das tarefas mais importantes para não esquecer nada e ainda conseguir economizar é fazer um bom orçamento de casamento .
Mas você sabe o que não pode ficar de fora dessa etapa? O orçamento precisa ter todos os detalhes do grande dia, servindo como guia para pesquisar diferentes opções e preços de cada parte do evento. Confira algumas dicas para evitar dores de cabeça. Alguns casais abrem poupanças para juntar o dinheiro necessário.
COMO FAZER UM BOM ORÇAMENTO
Antes de começar a pensar no orçamento de casamento, é preciso decidir se a organização do grande dia será feita pelo próprio casal, ou se serão contratados especialistas para isso.
Existem assessorias de casamento , que ajudam tanto na preparação do evento quanto no próprio dia. A vantagem desse serviço é que os noivos não precisam se envolver tanto com a parte financeira, como pesquisa e contato com fornecedores.
Por outro lado, muitos casais preferem eles mesmos organizar a cerimônia para que tudo saia como planejado. O primeiro passo, então, é calcular a previsão dos gastos e também o orçamento disponível para investir no evento.
O casamento não deve ser motivo de dor de cabeça, por isso é bom planejar e já ir reservando a quantia certa, sendo melhor ainda pagar as contratações à vista ou pelo menos antes do evento. Ou seja, a dica principal é começar o planejamento com bastante antecedência para ter tempo e tranquilidade de fazer as escolhas certas.
Todos os detalhes devem fazer parte do orçamento de casamento, desde os convites até a lua de mel. O ideal é fazer um cronograma e listar tudo o que será necessário, como vestido da noiva e roupa do noivo, locação do espaço da festa, convites, decoração, comida, bebida, fotógrafo e DJ. Faça uma planilha e coloque tudo no papel.
Com isso definido, faça os orçamentos já com os detalhes de cada item, informando a maneira como você deseja receber o serviço. Procure empresas especializadas em eventos e até mesmo aquelas que possuam pacotes com vários itens inclusos. Essa pode ser uma opção mais em conta. Pagar à vista aumenta as chances de conseguir bons descontos.
DICAS PARA ECONOMIZAR
Uma das principais dicas para economizar no orçamento de casamento é pesquisar bastante . É indicado levantar sempre três opções para cada item, comparando não só preços, mas também outros detalhes, como tempo de entrega e assistência. Assim, é possível garantir um bom serviço, achar um preço justo e não se preocupar com imprevistos.
Quando a questão é conseguir preços mais baixos, a dica é pagar à vista. Com o dinheiro na mão, é muito mais fácil conseguir descontos e até melhores formas de pagamento, como 50% antes do evento – uma espécie de reserva – e o restante no dia ou depois da celebração.
Fazendo um planejamento com antecedência e um orçamento de casamento completo, é possível saber bem antes quanto será gasto com o evento, possibilitando se preparar e guardar a quantia antes. Alguns casais inclusive abrem poupanças para ir juntando um valor determinado ao longo dos preparativos.
Essa é uma forma não só de controlar os gastos e de economizar, mas também de evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a conta. Ninguém merece começar a vida de casado com dívidas, né?