9 Dicas para escolher os padrinho e madrinhas perfeitos

vestidos padrinhos e madrinhas de casamento , padrinhos pais e madrinha de casamento

Escolher quem são as pessoas mais importantes da vida de um casal é uma tarefa árdua. Principalmente quando a família é grande e a lista de amigos, interminável.

 

A etiqueta e a tradição pedem que os noivos decidam com o coração e bom senso, mas não é raro ver casais se deparando com um problema maior que o controle do orçamento da festa. A hora de escolher os padrinhos é a parte mais difícil, escolher as pessoas que você ama e sabe que poderá contar com elas depois. Para te ajudar um pouco nesta escolha, fizemos uma lista com 9 fatos, que você, ou vocês devem levar em conta antes de saírem escolhendo os padrinhos e as madrinhas.

1.Qual é o número correto de padrinhos?

Não existe número correto, mas é preciso ter bom senso. Mesmo que o altar comporte bastante gente, ter mais do que quatro casais de cada lado é exagero. A entrada dos padrinhos e os cumprimentos no altar acabam demorando demais e tornando a cerimônia cansativa. Também é preciso saber se o tamanho do altar comporta um número grande de padrinhos. Para a consultora de etiqueta Cintia Castaldi, o ideal é escolher com consciência entre as pessoas mais próximas e queridas pelos noivos. Tenha isso em mente para desempatar a questão.

2.Os padrinhos têm de ser da família? Por exemplo os irmãos?

Não. Essa é uma escolha muito pessoal. Como padrinhos ou não os irmãos dos noivos (em geral) já têm um papel especial na vida do casal. Esse privilégio já é natural. Mas muitos fazem questão da presença deles como padrinhos também. O importante é conversar com eles, gerenciar as expectativas (eles geralmente já tem certeza que serão padrinhos) e optar pelo que funciona melhor para todo mundo.

3.Qual o papel dos padrinhos?

Os padrinhos são pessoas especialíssimas na vida do casal. Pessoas próximas que acompanham o dia a dia, torcem e acreditam na felicidade dos dois. Não vale convidar só pra fazer média com parentes e amigos e nem para homenagear pessoas. Os padrinhos serão aqueles que vão acompanhar a vida de vocês e se comprometerão a estar sempre por perto para orientá-los no seguimento da vida a dois. Sejam criteriosos na escolha. E um recado para os padrinhos: além do papel principal e fundamental na vida do casal do casamento em diante, vocês também têm o papel de estar ao lado da noiva e do noivo nos preparativos do evento:  ajudando a preparar o chá bar, de lingerie ou chá de panela, as despedidas de solteiros, organizando listas, ajudando na escolha dos fornecedores, estando por perto simplesmente, e no dia da cerimônia ficando ao lado do noivo e da noiva durante aquele dia, mostrando-se disponível e atento às necessidades dos dois.

4.Convidar mais amigos que parentes para padrinhos é uma gafe para a família?

Não. O que importa é que sejam pessoas que tenham proximidade e um significado especial na vida dos noivos. Como citado antes, essa é uma escolha pessoal, se você não convidou algum parente é porque houve alguma coisa que sobressaiu e te fez optar pelo amigo(a).

5.Como fazer para que todas as madrinhas estejam lindas e elegantes no altar?

Hoje é perfeitamente aceitável que a noiva dê uma dica sutil dos trajes na hora do convite. Melhor ainda é contratar uma personal stylist para sugerir o modelo de vestido mais adequado a cada madrinha. Se isso não for possível, coloque-se à disposição para ajudá-la na escolha do look. A noiva também pode ficar à vontade para pedir que as madrinhas evitem decotes chamativos ou modelos muito rebuscados. Gloria Kalil, na revista Bride Style, escreveu um artigo sobre moda para madrinhas e faz uma série de observações importantes para quem quer estar vestida de acordo com a sua relevância.

Mas tem uma polêmica que anda no ar em torno de uma tendência, que é a escolha por madrinhas com vestidos da mesma cor ou mesmo com vestidos iguais. Essa não é uma tradição brasileira, mas importada de outros países, principalmente dos EUA, onde é comum nos casamentos ter as bridesmaide (damas de honra ou amigas de honra) com looks padronizados. Já pensou sobre isso? As madrinhas podem se vestir com a mesma cor? O quanto essa escolha vai valorizar  sua cerimônia? Existem muitas dúvidas e por isso as noivas podem acabar caindo em armadilhas na hora de apostar nesta tendência. Vamos ressaltar alguns pontos para evitar erros no altar e para que todas fiquem lindas e felizes! Afinal, a festa de casamento é uma celebração e merece ser muito curtida de acordo com o sonho de cada noiva!

Se você acha o máximo ter suas madrinhas com o mesmo vestido:

Pense que cada uma delas tem um biotipo diferente, uma é magra ou é mais gordinha, uma alta, outra baixa e por aí vai. Além disso, cada corpo pede um modelo de vestido que consiga valorizar seus pontos fortes, ninguém é perfeito, certo? Por isso, é importante pensar em um modelo que não comprometa muito a silhueta de uma ou de outra e isso é bem difícil. Pense bem com o estilista que vai criar esse look para suas amigas se sentirem lindas no dia do seu casamento! Para quem apenas gosta da ideia de ter as madrinhas com a mesma cor de vestido. Encontre uma cor que não seja muito difícil para combinar com os diferentes tons de pele. Isso também é difícil, mas existem cores como o amarelo, por exemplo, que podem não cair bem mesmo com as mais claras e nas mais morenas pode chamar muita atenção. O ideal quando se busca harmonia nos looks das madrinhas para o altar, é escolher uma cor e brincar com seus tons e nuances, em vestidos com cortes diferentes e do mesmo comprimento. Pode ficar bem legal em casamentos durante o dia e ao ar livre, com a composição de um cenário rico em cores e menos tradicional. Penso que no altar de uma grande e clássica Igreja, essas combinações podem acabar chamando atenção demais, por isso é bom tomar cuidado, mas nunca deixando de mostrar sua criatividade.

6.O que fazer quando um dos casais convidados para padrinhos se separa antes do casamento?

Converse com os dois e peça que eles deixem seus problemas particulares de lado para honrar o compromisso. Se isso não der certo, é possível ainda substituir o casal, ou pelo menos uma das pessoas, o quanto antes.

7.Se um amigo de infância dos noivos acaba de começar um namoro: é obrigatório convidá-lo para padrinho junto com a nova namorada, que o casal mal conhece?

Não. Convide os dois para a cerimônia e a festa, mas apenas o amigo para ser padrinho do casamento. Os padrinhos não devem ser apenas figurantes no altar, mas pessoas queridas na vida dos noivos.

8.Como agir nos casos em que os noivos querem convidar um parente para padrinho ou madrinha, mas ele(ela) é casado com uma pessoa que não mantém relações harmoniosas com o resto da família?

Há a opção de não convidar o casal ou de substituir o lugar da madrinha por uma pessoa mais próxima, como a própria irmã do convidado. Se o parente em questão não aceitar a situação, cabe a ele recusar o convite.

9.Padrinhos devem dar o presente mais caro?

Não existem regras para presentes, nem sobre o valor deles. O convite para ser padrinho de casamento é feito pela condição de afeto, amizade e proximidade ao casal. O importante é que ele esteja presente te apoiando e te ajudando.

Boa Sorte no seu casamento e até a próxima!

Deixe uma resposta

Loja Lembranças e Lembranças Dispensar